EU

"Minhas idéias abstratas. De tanto as tocar, tornaram-se concretas." Murilo Mendes.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ações tutoriais

Tutor. O que é ser um tutor em Ead de um curso de línguas? Parece complicado, não é? Assim, a primeira vista. São tantas funções, tantas ações, tantas responsabilidades. Que não sei por onde começar. Bem, vou partir da minha experiência de vida.De algum canto tenho que começar as minhas reflexões. Sempre trabalhei na parte de oralidade. Nas disciplinas que eu ministrei em língua estrangeira, todas foram para o desenvolvimento da produção e da compreensão oral de meus alunos. Acredito que para o desenvolvimento dessa competência uma das ações principais que o tutor deve realizar é o falar com os alunos. Parece simples, não e? Mas, muitas das vezes, o único contato que os alunos tem com o idioma é através da fala do seu tutor. A minha resposta vocal é muito mais instantânea e providencial para o sanar das dúvidas do que as minhas respostas por meio de mensagens. Outra ação importante para o tutor, também relacionada à fala, é o incentivo aos alunos. Antes, eu ficava feliz com os avanços dos meus alunos, mas nãoexternalizava isso. Até que um dia um aluno me disse: Poxa, professora, a senhora nunca me elogiou. Aquilo me marcou. Hoje, a cada avanço deles, por minimo que seja ou que pareça ser, aplaudo de pé e com gosto. Isso os deixa maravilhados e os incentiva. É engraçado, porque trato com adultos e eu achava que os alunos do ensino básico eram os únicos que se importavam com essas questões afetivas. Mas, para a minha surpresa não é assim.

Apesar de todas essa emotividade, outra ação do tutor é o rigor na cobrança de prazos e de atividades. Meus alunos sabem que não devem misturar disciplina e organização com maldade. Cobro e cobro mesmo, porque quero e exijo sempre o melhor deles.

Enfim, tantas coisas. São tantas emoções....

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Experiência de vida

Olá, gostaria de apresentar-lhes a minha primeira turma de Ead da UFC Virtual. Pense aí numa responsabilidade grande!
 Eu fui a primeira tutora com quem eles tiveram contato, já que estavam no primeiro semestre. Fui a porta voz da universidade. No nosso primeiro encontro presencial, levei imagens de todos os campins da UFC: Benfica, Pici e Porangabuçu. Queria que eles se sentissem parte da UFC. Eles ficaram animados vendo a universidade tão perto, mesmo que sendo através de fotos. A turma era grande, mas isso era muito bom para o desenvolvimento da interatividade dentro do grupo. 
Uma coisa me chamou a atenção: meus alunos, às vezes, se sentiam só e desmotivados, apesar de que eu constantemente falava com eles por meio de mensagens. Parece que faltava um carinho, um aconchego e um incentivo mais claro em minhas mensagens, que até então pareciam simples recados. Desde este dia, procuro exercer o estar junto e não simplesmente o acompanhar virtualmente meus alunos.

¡Hola!