EU

"Minhas idéias abstratas. De tanto as tocar, tornaram-se concretas." Murilo Mendes.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ações tutoriais

Tutor. O que é ser um tutor em Ead de um curso de línguas? Parece complicado, não é? Assim, a primeira vista. São tantas funções, tantas ações, tantas responsabilidades. Que não sei por onde começar. Bem, vou partir da minha experiência de vida.De algum canto tenho que começar as minhas reflexões. Sempre trabalhei na parte de oralidade. Nas disciplinas que eu ministrei em língua estrangeira, todas foram para o desenvolvimento da produção e da compreensão oral de meus alunos. Acredito que para o desenvolvimento dessa competência uma das ações principais que o tutor deve realizar é o falar com os alunos. Parece simples, não e? Mas, muitas das vezes, o único contato que os alunos tem com o idioma é através da fala do seu tutor. A minha resposta vocal é muito mais instantânea e providencial para o sanar das dúvidas do que as minhas respostas por meio de mensagens. Outra ação importante para o tutor, também relacionada à fala, é o incentivo aos alunos. Antes, eu ficava feliz com os avanços dos meus alunos, mas nãoexternalizava isso. Até que um dia um aluno me disse: Poxa, professora, a senhora nunca me elogiou. Aquilo me marcou. Hoje, a cada avanço deles, por minimo que seja ou que pareça ser, aplaudo de pé e com gosto. Isso os deixa maravilhados e os incentiva. É engraçado, porque trato com adultos e eu achava que os alunos do ensino básico eram os únicos que se importavam com essas questões afetivas. Mas, para a minha surpresa não é assim.

Apesar de todas essa emotividade, outra ação do tutor é o rigor na cobrança de prazos e de atividades. Meus alunos sabem que não devem misturar disciplina e organização com maldade. Cobro e cobro mesmo, porque quero e exijo sempre o melhor deles.

Enfim, tantas coisas. São tantas emoções....

Um comentário:

  1. Angelane,

    São muito interessantes as experiências que temos vivenciado ao longo dessa nossa caminhada como Tutor. E você há de concordar comigo que, a cada uma delas, enriquecemos mais ainda nossas vidas.

    ResponderExcluir